segunda-feira, 27 de julho de 2020

Vivemos o futuro distópico descrito em "A Parábola do Semeador"

Mônica Rocha dos Santos


A obra afro futurista A Parábola do Semeador, de Octavia Butler, foi publicada em 1993 e sua semelhança com o mundo em que vivemos é impressionante, tanto no que se refere ao caos em que estamos com a pandemia, como também ao universo de nossas crises políticas, econômicas e sociais.

A história é contada em forma de diário por Lauren Olamina a partir de 2025. É pelo olhar da adolescente que vamos desvendando a comunidade em que está inserida e a que se estabelece para além dos muros do bairro Robledo, Califórnia, onde ela mora com a família.

Em um mundo caótico, com instabilidades, desemprego, problemas ambientais, drogas, corrupção dentro das instituições e violências das mais diversas ordens, a Lauren e sua família estão amparados por uma rede de apoio, sustentada na comunidade do bairro Robledo. Ali, fechados entre os muros e as armas de autodefesa, a comunidade se organiza para tentar impedir que o caos externo entre e desestabilize tudo.

Não demora para que a comunidade seja invadida, queimada e destruída, e Lauren se veja sozinha, fora da redoma de proteção em que sempre viveu, tendo que traçar estratégias para chegar ao Norte, mesmo sem saber ao certo onde era o Norte e o que iria encontra por lá. O que possibilita essa viagem são os conhecimentos acumulados pela adolescente, pelas leituras feitas e pelo instinto de sobrevivência que sempre esteve ativo.

A protagonista sofria com a Síndrome de hiper empatia, causada pelo uso de drogas por sua mãe durante sua gestação. A síndrome a deixava sensível tanto a dor como ao prazer do outro. Em um mundo caótico, onde as violências explícitas são tão corriqueiras, sentir a dor do outro a deixava vulnerável, fato que a fez esconder sua condição, mas não a impediu de vivenciar essas vulnerabilidades.

E o que essa história de 1993 me ensinou? Posso dizer que de 2020 essa obra foi uma das que mais me impactaram, principalmente pela pandemia e por viver em constante busca por um Norte que também não sei onde fica. No meu caminho em busca do Norte, assim como no de Lauren, algumas pessoas vão se juntando e seguindo, e outras vão ficando pelo caminho, contribuindo com experiências e vivências.

Lauren não sabia quando sua viagem começaria, mas sabia que como as coisas estavam se desenhando, ela seria inevitável. Então, se programou, focou em leituras que pudessem ser úteis no mundo fora dos muros, organizou uma bolsa de emergência com itens que julgou serem necessários para sobreviver. Quantas(os) de nós temos bolsas de emergências? Quantas(os) de nós estamos realmente prontas(os) para a aventura que é nosso amanhã? Eu não tenho ainda essa bolsa, mas a visualizo hoje como um item de primeira necessidade.

A reflexão do livro é sobre nossas ações, o quanto nossas ações contribuem para formar a sociedade que queremos. Na obra, as personagens estão vivendo as consequências de uma sociedade que não se preocupou em cuidar do meio ambiente e em fazer escolhas responsáveis para governar. O reflexo foi sentido pela comunidade, que ficou desassistida em saúde, segurança, educação, emprego e bem-estar.

Estamos vivendo essa realidade sonhada na obra de ficção, estamos já em um futuro em que a irresponsabilidade das escolhas políticas estão nos deixando em um caos social, sanitário, educacional, cultural, moral, ecológico. Estamos caminhando sozinhos ou em pequenos grupos, tentando encontrar o nosso Norte em um mundo que se mostra cada vez menos nosso, cada vez mais hostil às nossas demandas tão diversas.

Lauren Olamina foi uma adolescente que, mesmo temendo o caos, se organizou para enfrentá-lo e sonhou com a “semente da terra”, teve fé de que era possível construir em comunidade um mundo melhor, que era possível reunir os diferentes em tantas coisas, mas unidos em um propósito e fazer diferente. E nós, estamos preparados para o caos? Estamos nos organizando para fazer diferença? Estamos prontas/os para caminhar e de forma ativa organizar um novo futuro?  

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cine debate 2